A Copa do mundo de voleibol masculino de 2019 foi realizada no Japão, entre os dias 1º e 15 de outubro. Participaram da competição 12 seleções de diferentes partes do mundo, que foram divididas em dois grupos: A e B. O torneio foi disputado em uma única fase em que todos os times jogaram entre si dentro dos seus respectivos grupos. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançaram para a segunda e última fase, em que se enfrentaram em formato de um único grupo.

A seleção brasileira chegou à competição como uma das favoritas ao título, mas acabou sendo surpreendida e ficou com o quarto lugar. A equipe, comandada pelo técnico Renan, não conseguiu se acertar e sofreu uma derrota para a Polônia na última rodada que custou a sua classificação para a final.

A grande campeã da competição foi a equipe dos Estados Unidos, que se sagrou bicampeã mundial. Os americanos fizeram uma campanha impecável, vencendo todos os seus jogos e superando equipes fortes como Rússia, Brasil e Argentina. O destaque da seleção foi o oposto Matt Anderson, que teve uma atuação espetacular na final contra os poloneses.

A seleção polonesa foi outra grande surpresa da competição. Depois de uma campanha irregular na primeira fase, a equipe cresceu na segunda fase e conseguiu vencer os três jogos decisivos para chegar à final. Na decisão, os poloneses não conseguiram superar a força dos Americanos e ficaram com o segundo lugar.

A Rússia, atual campeã olímpica, também fez uma boa campanha e ficou com a terceira colocação. A equipe russa contou com uma grande atuação do levantador Maxim Mikhaylov, que foi eleito o melhor jogador da competição.

Além das seleções já citadas, outros times também se destacaram durante a competição. A Itália, por exemplo, fez uma boa campanha e terminou na quinta colocação. A Argentina, que havia surpreendido ao conquistar a Liga das Nações, ficou com o sexto lugar. O Irã, por sua vez, mostrou bastante evolução e terminou na sétima colocação.

Os jogos mais disputados da competição foram: Estados Unidos x Brasil, Polônia x Brasil, Estados Unidos x Rússia, Rússia x Polônia e Polônia x Estados Unidos. As partidas foram marcadas por muita emoção e mostraram o alto nível técnico das equipes participantes.

Em resumo, a Copa do mundo de voleibol masculino de 2019 foi um evento emocionante e marcado por grandes jogos e muitas surpresas. Os Estados Unidos se consolidaram como a melhor equipe do mundo na atualidade, mas outras seleções como a Polônia, Rússia e Brasil também mostraram muita qualidade e podem surpreender nas próximas competições.